BEM VINDO AO SER-PARA-AÇÃO

GRUPO PARA MULHERES

O Ser-Para-Ação foi criado com o intuito de ajudar mulheres que estão, neste momento, vivendo término de relacionamento. Seja casamento, noivado ou namoro, as mulheres sofrem com o fim da relação. Neste grupo iremos abordar questões que causam sofrimento, de forma a elaborar esta dor. Temos também como objetivo trabalhar a autoestima e a autoconfiança para que possam pensar numa relação futura.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A comunicação é uma revelação, não uma disputa.


Todos querem ser ouvidos, compreendidos e correspondidos.
Muitas vezes, porém, não conseguimos, porque a maioria de nós não sabe se comunicar de verdade. Nossa conversa com a pessoa amada nem sempre contém algo de significativo nem implicam que alguém tenha realmente sido ouvido.
A verdadeira comunicação é uma revelação, não uma disputa. Em vez de uma enxurrada de palavras sem sentido, desatentas ou egocêntricas, é uma troca de sentimentos e informações que pode tornar os dois mais abertos e uma percepção mútua maior e um amor mais profundo. A comunicação é dividida em quatro partes:
Falar – emitir palavras para comunicar alguma coisa.
Ouvir – estar receptivo à apreensão do significado do que está sendo dito. Ao ouvir, você tenta entender o que o outro está dizendo, em vez de simplesmente responder automaticamente.
Responder – comunicar com palavras o que você pensa que ouviu e como isso fez você se sentir.
Confirmar – declarar que você recebeu a resposta e indicar como ela o afetou.
A comunicação só se completa quando todos os quatros elementos – falar, ouvir, responder e confirmar – estão presentes. Quando falamos, expressamos quem somos e o que sentimos. Ao ouvir, captamos o significado do que foi dito e temos uma idéia de quem é o outro. Ao responder, indicamos que recebemos a mensagem e que estamos gratos pela atenção do outro. A verdadeira comunicação busca ver e mostrar mais, em vez de manter as coisas como estão. Procura a revelação, a novidade a ser descoberta e traz uma resposta nova, de forma que mais revelações possam ser feitas. É estimulada pela compaixão, esse estado de espírito que permite expressar a verdade por meio do diálogo e que aprofunda o nível de intimidade, expandido os limites do que pode ser revelado ao outro.
Autor : Daphne Rose Kingma

Nenhum comentário:

Postar um comentário