BEM VINDO AO SER-PARA-AÇÃO

GRUPO PARA MULHERES

O Ser-Para-Ação foi criado com o intuito de ajudar mulheres que estão, neste momento, vivendo término de relacionamento. Seja casamento, noivado ou namoro, as mulheres sofrem com o fim da relação. Neste grupo iremos abordar questões que causam sofrimento, de forma a elaborar esta dor. Temos também como objetivo trabalhar a autoestima e a autoconfiança para que possam pensar numa relação futura.


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

É NAMORO OU AMIZADE ?




Descubra se o seu relacionamento vai ou não ficar sério. Veja o que fazer para fisgar o moço

Edição: MdeMulher
Conteúdo do site Women's Health

Avalie e veja se o cara é legal e se você realmente se interessa por ele
 

Olhe para o casamento e os namoros da sua mãe. Fácil perceber que as regras mudaram. Difícil é definir um relacionamento. Ou ainda pior, o difícil é saber se você está em um relacionamento sério. "Muitas vezes, achamos que estamos namorando porque temos encontros frequentes, mas não é verdade", diz a terapeuta de casais Laila Pincelli, de São Paulo. "Mesmo quando se comporta como namorado, o homem pode não estar comprometido", concorda o psiquiatra Scott Haltzman, autor de Os Segredos das Mulheres Felizes no Casamento (Ed. Gente). Por quê? A lista de culpados: carreira, prioridades e até novas tecnologias!
Ah, a liberdade!
Não é uma surpresa: esse "vai não vai" também tem a ver com finanças e carreira. "Quanto mais autonomia se tem, maior dificuldade há para assumir um compromisso, pois ninguém quer abrir mão dela e se comprometer com regras", diz a terapeuta sexual Ana Canos. Você deve então estar se questionando: "Mas hoje em dia as mulheres também têm essa autonomia!" Verdade. O problema é que os homens chegaram lá antes e, na maioria das vezes, esse status cai melhor para eles. "Nós temos uma herança na história e fomos incentivadas a nos comprometer desde sempre", diz Ana. O resultado do conflito de interesses é a estranha situação de estar num caso que parece um relacionamento, mas não inclui a exclusividade e, muitas vezes, o respeito de um romance como nós imaginamos.
Casais em descompasso
Outro ponto é que nem sempre os dois sexos estão no mesmo momento. "No começo da carreira ou quando ainda está estudando, o homem normalmente quer ter alguém com ele para crescer. Já a mulher, no início da vida adulta, foca no trabalho e na liberdade. Depois, os papéis se invertem. Quando ela quer casar, ele já está financeiramente estável e não quer perder a liberdade que acabou de conquistar", acredita Mara Pusch, psicóloga especialista em sexualidade humana.
O fator facebook
As redes sociais também mexeram nas relações. Elas não só conectam as pessoas com paqueras em potencial como também com os do passado. Um estudo da Universidade Guelph, no Canadá, mostra que 80% das pessoas mantêm contato com ex-parceiros por esse tipo de site. "Se ele tem dez opções, por que ficar só com uma?", questiona Ana Canosa. E essa não é a única tecnologia que está no caminho: telefone e e-mails também podem dificultar. "O código de comunicação, que antigamente era claro, já não é mais. Antes, se um homem ligasse depois do encontro, era um sinal de que estava interessado. Hoje, os meios de comunicação não servem só para ajudar a firmar um compromisso, mas, inclusive, para tornar duas pessoas apenas amigas".
Como fisgar o namorado - ou não
Primeiro, avalie e veja se o cara é legal e se você realmente se interessa por ele. "As mulheres se jogam muito rápido. É preciso ter paciência e se abrir quando vale a pena", sugere Ana. A ideia é dar a você mesma o tempo que os homens costumam se dar. Mostrar-se sempre disponível também não ajuda. "Algumas erram a mão: ficar com um cara e no dia seguinte mandar uma mensagem não é legal", diz Laila. Depois que estiverem saindo com frequência e você quiser saber quais serão as regras da relação, seja clara. "Quando expõe o que deseja, você precisa estar aberta para escutar a regra alheia e a lidar com ela, avaliar se dá conta de estar com um homem que não quer compromisso, por exemplo", lembra Ana. Também não precisa ser assim. Ao se posicionar, você dará chance para que ele assuma o compromisso que talvez ele também queira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário